AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS PANDEMIA

Confira as novas tendências de consumo pós pandemia.

AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS PANDEMIA – A pandemia do coronavírus transformou o mundo que conhecíamos até então. As orientações de isolamento social impostas para conter o avanço da doença suspenderam ou modificaram as atividades de diversas empresas, seja na Indústria, no Comércio ou no setor de Serviços.

    Perguntas como: “Como vou me manter? Trabalhar? Me relacionar? Me proteger?” fizeram parte da agenda do dia para todas as famílias.

Nesse contexto, surgem novas necessidades e com elas uma transformação na forma de consumir produtos e serviços.

     O isolamento social e o fechamento das escolas mudaram a rotina doméstica de muitas famílias. O tempo passou a ter uma nova dimensão na vida das famílias e a busca por agilidade e facilidade se tornou o principal objetivo desses novos consumidores.

    A busca por produtos que ofereçam maior praticidade passou a fazer parte da lista de compras, além do fator melhor custo-benefício. Nessa disputa pela preferência do consumidor, ganha quem oferece economia, agilidade, segurança e qualidade ao cliente.

AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS PANDEMIATransformação Digital do Consumidor

      A transformação digital, já em curso, foi acelerada e ganhou uma relevância ainda maior nesse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, facilitaram a interação entre farmácia e consumidor, assim como as mensagens de WhatsApp agilizaram os pedidos de entrega.

    As mudanças na forma de consumo sacudiram as empresas, que aprenderam a reconhecer seu novo papel na sociedade e a se adaptar às novas exigências do mercado.

     As farmácias que venceram os desafios e atender as expectativas do novo consumidor durante a pandemia conseguiram responder a perguntas cruciais para manter o negócio:

“O que os meus consumidores estão precisando a partir de agora?”

“Como posso atender as necessidades dos meus clientes nesse novo contexto atual em que vivemos?”

“O que estou oferecendo está de acordo com o que o meu cliente precisa agora ou preciso mudar algo?”

Consumo = Relacionamento com o Cliente

    Se você ainda pensa que consumo é apenas o ato de comprar e usar algum produto ou serviço, é melhor rever os seus conceitos. Isso porque o consumo vai muito além do próprio ato da compra.

   Ele se estende ao relacionamento do cliente com a marca, qual é o valor que ele enxerga nessa marca e se o propósito da empresa está de acordo com o que ele considera ser importante.

Varejo farmacêutico para o consumidor: como se destacar na pós-pandemia?

Nesse sentido, é preciso lembrar que as empresas não têm apenas um papel econômico, mas também social. Diante disso, é bom tem em mente que o consumidor pós-pandemia estará ainda mais atento, engajado e consciente da importância das ações das empresas em relação às preocupações comuns da sociedade.

Com a pandemia, o cuidado com os protocolos de higiene, por exemplo, tanto durante o atendimento como no espaço físico da farmácia, se tornou requisito básico de segurança para o cliente e um fator de atração e de construção de laços de confiança junto a esse consumidor.

Varejo farmacêutico para o consumidor: como se destacar na pós-pandemia?

A farmácia é considerada um estabelecimento que oferece cuidados com a saúde. Porém, se você resumir seu papel como empresário apenas com base nessa diretriz, pode estar perdendo grandes oportunidades de se posicionar no mercado e fortalecer a sua marca.

O consumidor – antes, durante e no pós-pandemia – quer um produto de qualidade, um serviço ágil e ser atendido por profissionais capacitados. Todas essas características não são diferenciais. O que fará você se destacar é COMO você oferecerá tudo isso.

Oferte mais do que produtos, ofereça conveniência!

Quando falamos em ofertar conveniência, pense na facilidade que a sua loja proporciona para a vida do seu cliente. Não existe uma receita pronta, mas há caminhos que podem ser trilhados com muita atenção e que vão direcionar a sua tomada de decisão no dia a dia da farmácia.

A busca pela inovação continuada é fundamental agora e também num futuro cenário pós-pandemia. Isso porque as mudanças sempre ocorrerão no mercado em geral e não será diferente no varejo farmacêutico.

Mas, como inovar?

Busque incorporar aspectos novos ao que você já oferece ao cliente, crie um jeito novo de entregar o produto que você já vende, por exemplo.

Inovação é, antes de tudo, colocar o cliente no centro do seu negócio e apresentar as soluções que ele precisa utilizando as ferramentas que você tem disponíveis. Se você mudar a lente e olhar o seu negócio com os olhos do seu cliente, poderá ter insights muito significativos e que poderão elevar o valor da sua marca para esse novo consumidor pós-pandemia.

Numa atitude contínua de inovação, resiliência e foco, as lições da pandemia vão incorporar ao seu negócio as condições necessárias para a evolução e o crescimento.

AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS PANDEMIATENDÊNCIAS DE CONSUMO

Uma coisa é certa: as empresas precisam estar prontas para digitalizar e conseguir atender às novas necessidades dos consumidores no “novo normal”.  Confira algumas mudanças previstas para o pós-pandemia:

1 – O digital estará em todas as dimensões das nossas vidas
A aceleração do marketing digital será obrigatória para atender a esse novo consumidor. Aprimorar a experiência do usuário, captar mais dados para melhor entender o consumidor e aproveitar novas oportunidades de negócios será mandatório. As lojas físicas terão de ser repensadas.

2 – Eu preciso mesmo consumir isso?
A tendência é o consumidor se perguntar várias vezes se precisa mesmo daquele produto. Mesmo quando precisar, não se incomodará de adquirir de segunda mão.

3 – Novas marcas. Com maior fidelidade
Os brasileiros têm experimentado o novo nas compras durante a pandemia: 25% estão frequentando novas lojas (mesmo que virtualmente); de 30 a 40%, comprando novas marcas.

4 – Consumir presencialmente deve ser algo seguro
O layout das lojas terá de ser repensado para transmitir a sensação de maior segurança. Máscaras serão parte do novo normal e algumas categorias serão afetadas, como maquiagem.

5 – Saúde (e qualidade de vida) é o que interessa
Será necessário expandir o portfólio de produtos e ofertas para atender a essa nova aspiração por saúde e qualidade de vida.

Essas tendências serão algumas que irão fazer parte do novo hábito de consumo.

Se você quiser saber mais, fique ligado nos próximos artigos que vamos postar por aqui. Esteja sempre de olho em nosso Blog e em nossas Redes Sociais e mantenha-se conectado com as últimas notícias.

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