Esta cada vez mais difícil administrar o nosso tempo, a correria do dia a dia, os imprevistos, a falta de comunicação entre você e sua equipe, nesse publicação vamos falar o que é a gestão do tempo e algumas das melhores ferramentas e técnicas para te ajudar a administrar o seu tempo.
O que é gestão de tempo e quais seus benefícios?
A gestão de tempo, ou gerenciamento de tempo, é a coordenação de tarefas e atividades para maximizar a eficácia dos esforços de um indivíduo. Essencialmente, essa gestão de tempo inclui recursos e informações que permitem a cada pessoa realizar suas tarefas de forma mais produtiva.
O tempo é um recurso fixo e, não importa o que você faça, não será possível alterar isso. Existem apenas 52 semanas em um ano, 7 dias em uma semana, 24 horas em um dia e 60 minutos em uma hora. Não há nada que possa alterar essa matemática.
Assim, aprender a arte da gestão do tempo pode gerar um impacto positivo especialmente na vida profissional, aumentando a produtividade para poder realizar mais em seu tempo disponível limitado.
Entre os benefícios que uma boa gestão de tempo oferece, destacamos:
· Melhor gerenciamento de tarefas;
· Maior produtividade;
· Menores níveis de estresse;
· Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
· Fim de prazos perdidos;
· Melhor qualidade do trabalho
A gestão de tempo e as ferramentas de produtividade andam quase sempre de mãos dadas. Por isso, é comum dizer que um gerenciamento eficaz do tempo reflete em um bom funcionamento geral de qualquer empresa. Nestes casos, é comum ter funcionários mais criativos e menos propensos a um esgotamento no trabalho.
Assim, faz sentido dedicar-se a aprender sobre dicas e técnicas de gestão do tempo para beneficiar a sua vida profissional e pessoal. E, se você tiver um negócio, para trazer muito mais produtividade à sua empresa.
Técnicas para Gestão de Tempo e FOCO
Técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro já é conhecida por muitas pessoas entre as ferramentas de gestão de tempo, porém é sempre bom citá-la. Afinal, o sucesso ao implementá-la é tão grande que cada vez mais apps fazem uso de sua prerrogativa para dar suporte a quem tem tido dificuldade para gerenciar suas horas do dia.
No método, a ideia é dividir os fluxos de execução do trabalho em pequenos blocos nos quais a concentração deve ser total. Para tanto, recomenda-se a utilização de cronômetro a fim de se dedicar plenamente durante 25 minutos, o chamado período Pomodoro. Após ele, pode ser feita uma pausa de 5 minutos.
Criada por David Allen, a sigla quer dizer “Getting Things Done”, algo como “deixar as coisas feitas”, em português. Assim, ao reduzir sensações como ansiedade e estresse, o método GTD consiste em:
. COLETAR: anotações de todas as atividades pendentes e projetos aos quais deseja se dedicar;
. PROCESSAR: definir quais são as tarefas prioritárias e agilizar a resolução daquelas que podem ser feitas em até dois minutos;
. ORGANIZAR: estabelecer listas que segmentem cada atividade de acordo com o âmbito a que pertencem, por exemplo, listas de trabalho e de estudos;
. REVISAR: avaliar, aproximadamente uma vez por semana, se as prioridades e necessidades de resolução das tarefas se mantêm as mesmas;
. FAZER: colocar em prática tudo que foi adicionado à sua agenda e devidamente organizado.
5 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA GESTÃO DE TEMPO
Dominar as ferramentas para otimizar o tempo e a produtividade pode ajudá-lo a organizar seu dia de um jeito melhor. Além disso, pode garantir resultados efetivos no trabalho. Usar o seu tempo de forma mais eficaz é o segredo.
E para ajudar na gestão do tempo, de recursos e informações, algumas ferramentas para organizar tarefas podem deixar os processos mais práticos.
Selecionamos 5 ferramentas de gestão de tempo para ajudá-lo a liberar sua agenda, encontrar tempo para sua vida pessoal e se concentrar em fazer seu trabalho ainda melhor.
Acompanhe-as a partir de agora:
1. Rescue Time
Se você tem dúvidas sobre estar ou não usando seu tempo de maneira sensata, este aplicativo enviará relatórios semanais para indicar as coisas que estão roubando seu tempo. Você pode ficar chocado ao descobrir quanto tempo realmente está desperdiçando em atividades não produtivas.
2. Trello
Este é um aplicativo extremamente popular entre as empresas, com o qual você já pode até estar familiarizado. Ele permite criar cartões para tarefas que você precisa concluir.
Cada carta é movida no tabuleiro do Trello, que normalmente é dividido em colunas como Tarefas Pendentes, Em Progresso e Concluídas. Assim, você tem amplo controle do início do projeto, trabalho e conclusão da tarefa associada. Fácil e prático.
3. Remember the Milk
Para quem acha difícil gerenciar tudo o que precisa fazer no trabalho com muitos dispositivos diferentes, esse é o aplicativo ideal. A ferramenta é gratuita e compatível com smartphones, computadores e outros serviços como Gmail, Outlook, entre outros.
O Remember the Milk ajuda você a gerenciar suas tarefas com facilidade e lembra sobre elas onde quer que você esteja.
4. Toggl
Essa ferramenta de gestão de tempo é uma ótima alternativa para planilhas. Principalmente para quem precisar acompanhar quanto tempo gasta em projetos diferentes.
O gerenciamento eficaz do tempo começa com a precisão de quanto você realmente gasta em seus projetos e tarefas. E, depois, com uma análise, tentando descobrir como gerenciá-los de forma mais eficaz. E é nessa identificação e na análise que o Toggl ajuda.
5. Evernote
O Evernote é uma ferramenta de produtividade gratuita que permite capturar todas as suas ideias, pensamentos e imagens de muitas maneiras diferentes. Você pode até gravar suas reuniões, entrevistas, discursos e ideias, criar listas, adicionar anexos de voz ou texto e compartilhar seus arquivos com amigos.
Outra facilidade do Evernote é que ele pode ser sincronizado com outras ferramentas, como o Remember The Milk, o que ajuda a otimizar ainda mais o tempo.
O tempo, sendo um aspecto tão crucial da vida, merece ser tratado da maneira mais respeitosa. Portanto, se você deseja utilizá-lo da melhor maneira possível, vale a pena utilizar algumas destas ferramentas de gestão de tempo.
Pense nisso!