A tributação para drogarias envolve diversas taxas. Os tributos federais incluem o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, a Contribuição ao Programa da Integração Social, dentre outros.
Com relação às cobranças estaduais e municipais, estão incluídas taxas como IPTU, alvará municipal, taxa de iluminação pública, taxa de lixo e outros tributos que podem variar de acordo com a localização do estabelecimento.
O grande problema é que muitas empresas brasileiras pagam mais impostos do que o devido. A quantidade de taxas e a dificuldade em administrá-las pode gerar um verdadeiro prejuízo para os empreendedores.
Sendo assim, para se obter um maior lucro é essencial, primeiramente, eliminar os gastos excessivos e desnecessários, como as taxas impróprias.
Como reduzir os tributos para farmácia
1. Realize análises mensais
Organizar balancetes pode ser uma maneira eficaz para diminuir os custos com o empreendimento. Com a análise mensal é possível realizar um balanço anual e estrategicamente optar pelas melhores alternativas para o negócio.
Uma observação detalhada desse aspecto pode direcionar o empreendedor sobre qual planejamento tributário optar.
2. Escolha o regime tributário ideal
Selecionar um regime de tributação específico para farmácia é um dos principais fatores para gerar economia nesse ramo. É primordial considerar aspectos como o porte da empresa, o número de funcionários e o faturamento no momento da escolha.
Outro ponto importante é rever em alguns períodos determinados se a opção de gestão ainda é viável para o empreendimento.
3. Contrate uma empresa especializada
Uma das ações mais importantes quando o assunto é reduzir os gastos e aumentar o lucro está relacionada com a procura por uma consultoria qualificada. O investimento em uma empresa que gerencie a área de tributação do seu negócio será sempre inferior ao prejuízo ocasionado pelo pagamento indevido de taxas e multas por descumprimento de regras.
Contar com o auxílio de especialistas na área que atuem na contabilidade, no sistema de gestão e na classificação fiscal dos produtos da drogaria é essencial para reduzir os custos em recolhimentos indevidos.
Dados demonstram que 90% das empresas sofrem com pagamentos de impostos inadequados e que o restante, 10%, estavam pagando menos do que deveriam, o que poderia acarretar multas para esses empreendedores.
Levando tudo isso em consideração, a importância de uma empresa de gestão para minimizar os prejuízos econômicos e maximizar o lucro é inegável. Reduzir a tributação para drogaria é possível, basta buscar uma empresa de gestão com experiência em solucionar essas questões.