CPF do cliente: Pedir ou não?

CPF do Cliente: Pedir ou não?

Um debate super aquecido em torno deste assunto está rolando atualmente. Pedir ou não o CPF do cliente no momento da compra nas farmácias virou uma questão a ser discutida entre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e o varejo farmacêutico.

O motivo é a famosa LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Você já ouviu falar nela?

CPF do Cliente: Entendendo a LGPD:

A LGPD é uma lei que visa dar mais segurança para as pessoas sobre suas informações pessoais. A lei estabelece que as empresas e organizações precisam pedir permissão antes de coletar, armazenar ou usar os dados pessoais das pessoas. Além disso, elas também devem explicar claramente onde e como vão usar essas informações.

Devido a grandes divergências de opiniões sobre pedir ou não o CPF do cliente, existe um robusto debate em transição.

De um lado temos o varejo farmacêutico que defende a necessidade de coletar tais informações para cumprir obrigações regulatórias, garantir transparência e auxiliar nas estratégias de relacionamento com o consumidor.

Os empresários responsáveis por grandes redes estão preocupados em não poder mais continuar identificando seus clientes corretamente e assim não atendê-los plenamente.

Em contrapartida, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados)  aponta que existem falhas neste processo, colocando em risco a transparência e aumentando a coleta excessiva de dados pessoais.

Tantos debates têm gerado uma dificuldade de chegar a uma decisão, colocando em questionamento qual é o real papel da ANPD em relação ao setor farmacêutico.

A privacidade é um direito fundamental, mas também é importante garantir o acesso aos medicamentos de forma segura e eficiente. 

É fundamental que as entidades representativas do setor e a ANPD dialoguem e encontrem soluções que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas.

Se você quiser saber mais, fique ligado nos próximos artigos que vamos postar por aqui. Esteja sempre de olho no nosso Blog e nas nossas Redes Sociais. e mantenha-se conectado com as últimas notícias

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